domingo, 15 de janeiro de 2012

15° dia, leitura bíblica em três anos.



15º dia
Gênesis capitulo 29

(aqui vemos a chegada de Jacó a Harã até o poço entre os pastores costumavam dar de beber aos rebanhos então quando chegou Raquel ele quis logo dar de beber para seu rebanho e neste mesmo instante se apaixonou por ela, então ela o leva para conhecer sua família, depois das apresentações ele propõe a labão trabalhar sete anos por ter direito a se casar com Raquel a filha mais nova de labão e irmã de Lia, quando chegou o tempo acertado na noite de núpcias Labão embebedou a Jacó e colocou Lia em seu leito , quando ele se viu enganado e foi reclamar eis que vem a proposta de seu sogro para trabalhar mais sete anos pela mais nova, e assim foi feito, o capitulo termina com o nascimento de filhos que Lia deu a Jacó).

(Gênesis 29:1) - ENTÃO pôs-se Jacó a caminho e foi à terra do povo do oriente;
(Gênesis 29:2) - E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.
(Gênesis 29:3) - E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço, e davam de beber às ovelhas; e tornavam a pôr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar.
(Gênesis 29:4) - E disse-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? E disseram: Somos de Harã.
(Gênesis 29:5) - E ele lhes disse: Conheceis a Labão, filho de Naor? E disseram: Conhecemos.
(Gênesis 29:6) - Disse-lhes mais: Está ele bem? E disseram: Está bem, e eis aqui Raquel sua filha, que vem com as ovelhas.
(Gênesis 29:7) - E ele disse: Eis que ainda é pleno dia, não é tempo de ajuntar o gado; dai de beber às ovelhas, e ide apascentá-las.
(Gênesis 29:8) - E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas.
(Gênesis 29:9) - Estando ele ainda falando com eles, veio Raquel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora.
(Gênesis 29:10) - E aconteceu que, vendo Jacó a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou Jacó, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.
(Gênesis 29:11) - E Jacó beijou a Raquel, e levantou a sua voz e chorou.
(Gênesis 29:12) - E Jacó anunciou a Raquel que era irmão de seu pai, e que era filho de Rebeca; então ela correu, e o anunciou a seu pai.
(Gênesis 29:13) - E aconteceu que, ouvindo Labão as novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o à sua casa; e ele contou a Labão todas estas coisas.
(Gênesis 29:14) - Então Labão disse-lhe: Verdadeiramente és tu o meu osso e a minha carne. E ficou com ele um mês inteiro.
(Gênesis 29:15) - Depois disse Labão a Jacó: Porque tu és meu irmão, hás de servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário.
(Gênesis 29:16) - E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.
(Gênesis 29:17) - Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.
(Gênesis 29:18) - E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
(Gênesis 29:19) - Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.
(Gênesis 29:20) - Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
(Gênesis 29:21) - E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela.
(Gênesis 29:22) - Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
(Gênesis 29:23) - E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.
(Gênesis 29:24) - E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
(Gênesis 29:25) - E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
(Gênesis 29:26) - E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
(Gênesis 29:27) - Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
(Gênesis 29:28) - E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.
(Gênesis 29:29) - E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
(Gênesis 29:30) - E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos.
(Gênesis 29:31) - Vendo, pois, o SENHOR que Lia era desprezada, abriu a sua madre; porém Raquel era estéril.
(Gênesis 29:32) - E concebeu Lia, e deu à luz um filho, e chamou-o Rúben; pois disse: Porque o SENHOR atendeu à minha aflição, por isso agora me amará o meu marido.
(Gênesis 29:33) - E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Porquanto o SENHOR ouviu que eu era desprezada, e deu-me também este. E chamou-o Simeão.
(Gênesis 29:34) - E concebeu outra vez, e deu à luz um filho, dizendo: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Por isso chamou-o Levi.
(Gênesis 29:35) - E concebeu outra vez e deu à luz um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso chamou-o Judá; e cessou de dar à luz.

Gênesis capitulo 30

(como Raquel não conseguia dar filhos a Jacó ela ficou em desespero cobrando uma atitude do marido que não sabia como resolver a situação, ate que ela lhe deu sua serva Bila para conceber filhos em seu colo, que segundo a tradição deles seriam filhos dele e assim ate este capitulo Jacó teria onze filhos nascidos, e vendo Jacó que nada possuía faz uma proposta a seu sogro para uma nova forma de cuidar dos rebanhos onde cada um teria os seus de acordo com a cor da pelagem e assim Deus enriqueceu Jacó, dando a ele o rebanho de seu sogro, pois todas as fortes ficavam para Jacó e as fracas para labão).

(Gênesis 30:1) - VENDO Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
(Gênesis 30:2) - Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?
(Gênesis 30:3) - E ela disse: Eis aqui minha serva Bila; coabita com ela, para que dê à luz sobre meus joelhos, e eu assim receba filhos por ela.
(Gênesis 30:4) - Assim lhe deu a Bila, sua serva, por mulher; e Jacó a possuiu.
(Gênesis 30:5) - E concebeu Bila, e deu a Jacó um filho.
(Gênesis 30:6) - Então disse Raquel: Julgou-me Deus, e também ouviu a minha voz, e me deu um filho; por isso chamou-lhe Dã.
(Gênesis 30:7) - E Bila, serva de Raquel, concebeu outra vez, e deu a Jacó o segundo filho.
(Gênesis 30:8) - Então disse Raquel: Com grandes lutas tenho lutado com minha irmã; também venci; e chamou-lhe Naftali.
(Gênesis 30:9) - Vendo, pois, Lia que cessava de ter filhos, tomou também a Zilpa, sua serva, e deu-a a Jacó por mulher.
(Gênesis 30:10) - E deu Zilpa, serva de Lia, um filho a Jacó.
(Gênesis 30:11) - Então disse Lia: Afortunada! e chamou-lhe Gade.
(Gênesis 30:12) - Depois deu Zilpa, serva de Lia, um segundo filho a Jacó.
(Gênesis 30:13) - Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser.
(Gênesis 30:14) - E foi Rúben nos dias da ceifa do trigo, e achou mandrágoras no campo. E trouxe-as a Lia sua mãe. Então disse Raquel a Lia: Ora dá-me das mandrágoras de teu filho.
(Gênesis 30:15) - E ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido, tomarás também as mandrágoras do meu filho? Então disse Raquel: Por isso ele se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu filho.
(Gênesis 30:16) - Vindo, pois, Jacó à tarde do campo, saiu-lhe Lia ao encontro, e disse: A mim possuirás, esta noite, porque certamente te aluguei com as mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite.
(Gênesis 30:17) - E ouviu Deus a Lia, e concebeu, e deu à luz um quinto filho.
(Gênesis 30:18) - Então disse Lia: Deus me tem dado o meu galardão, pois tenho dado minha serva ao meu marido. E chamou-lhe Issacar.
(Gênesis 30:19) - E Lia concebeu outra vez, e deu a Jacó um sexto filho.
(Gênesis 30:20) - E disse Lia: Deus me deu uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou-lhe Zebulom.
(Gênesis 30:21) - E depois teve uma filha, e chamou-lhe Diná.
(Gênesis 30:22) - E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.
(Gênesis 30:23) - E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha.
(Gênesis 30:24) - E chamou-lhe José, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho.
(Gênesis 30:25) - E aconteceu que, como Raquel deu à luz a José, disse Jacó a Labão: Deixa-me ir, que me vá ao meu lugar, e à minha terra.
(Gênesis 30:26) - Dá-me as minhas mulheres, e os meus filhos, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; pois tu sabes o serviço que te tenho feito.
(Gênesis 30:27) - Então lhe disse Labão: Se agora tenho achado graça em teus olhos, fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti.
(Gênesis 30:28) - E disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei.
(Gênesis 30:29) - Então lhe disse: Tu sabes como te tenho servido, e como passou o teu gado comigo.
(Gênesis 30:30) - Porque o pouco que tinhas antes de mim tem aumentado em grande número; e o SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de trabalhar também por minha casa?
(Gênesis 30:31) - E disse ele: Que te darei? Então disse Jacó: Nada me darás. Se me fizeres isto, tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho;
(Gênesis 30:32) - Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e malhados, e todos os morenos entre os cordeiros, e os malhados e salpicados entre as cabras; e isto será o meu salário.
(Gênesis 30:33) - Assim testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não for salpicado e malhado entre as cabras e moreno entre os cordeiros, ser-me-á por furto.
(Gênesis 30:34) - Então disse Labão: Quem dera seja conforme a tua palavra.
(Gênesis 30:35) - E separou naquele mesmo dia os bodes listrados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos em que havia brancura, e todos os morenos entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus filhos.
(Gênesis 30:36) - E pôs três dias de caminho entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão.
(Gênesis 30:37) - Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia,
(Gênesis 30:38) - E pôs estas varas, que tinha descascado, em frente aos rebanhos, nos canos e nos bebedouros de água, aonde os rebanhos vinham beber, para que concebessem quando vinham beber.
(Gênesis 30:39) - E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas.
(Gênesis 30:40) - Então separou Jacó os cordeiros, e pôs as faces do rebanho para os listrados, e todo o moreno entre o rebanho de Labão; e pôs o seu rebanho à parte, e não o pôs com o rebanho de Labão.
(Gênesis 30:41) - E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, diante dos olhos do rebanho, para que concebessem diante das varas.
(Gênesis 30:42) - Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó.
(Gênesis 30:43) - E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário