sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

20° dia, leitura bíblica em três anos.



20° dia
Gênesis capitulo 39

(o capítulo 39 volta a falara de José e agora ele está no Egito na casa do homem chamado Potifar o qual por perceber o tamanho de sua fidelidade o coloca como gerente de sua casa, o único problema para José e a perseguição pela mulher de seu senhor, motivo este que acabou o levando para o cárcere como nos relata o fim do capitulo).

(Gênesis 39:1) - E JOSÉ foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.
(Gênesis 39:2) - E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu SENHOR egípcio.
(Gênesis 39:3) - Vendo, pois, o seu senhor que o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava em sua mão,
(Gênesis 39:4) - José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.
(Gênesis 39:5) - E aconteceu que, desde que o pusera sobre a sua casa e sobre tudo o que tinha, o SENHOR abençoou a casa do egípcio por amor de José; e a bênção do SENHOR foi sobre tudo o que tinha, na casa e no campo.
(Gênesis 39:6) - E deixou tudo o que tinha na mão de José, de maneira que nada sabia do que estava com ele, a não ser do pão que comia. E José era formoso de porte, e de semblante.
(Gênesis 39:7) - E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo.
(Gênesis 39:8) - Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem;
(Gênesis 39:9) - Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?
(Gênesis 39:10) - E aconteceu que, falando ela cada dia a José, e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela,
(Gênesis 39:11) - Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali;
(Gênesis 39:12) - E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora.
(Gênesis 39:13) - E aconteceu que, vendo ela que deixara a sua roupa em sua mão, e fugira para fora,
(Gênesis 39:14) - Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz;
(Gênesis 39:15) - E aconteceu que, ouvindo ele que eu levantava a minha voz e gritava, deixou a sua roupa comigo, e fugiu, e saiu para fora.
(Gênesis 39:16) - E ela pôs a sua roupa perto de si, até que o seu SENHOR voltou à sua casa.
(Gênesis 39:17) - Então falou-lhe conforme as mesmas palavras, dizendo: Veio a mim o servo hebreu, que nos trouxeste, para escarnecer de mim;
(Gênesis 39:18) - E aconteceu que, levantando eu a minha voz e gritando, ele deixou a sua roupa comigo, e fugiu para fora.
(Gênesis 39:19) - E aconteceu que, ouvindo o seu senhor as palavras de sua mulher, que lhe falava, dizendo: Conforme a estas mesmas palavras me fez teu servo, a sua ira se acendeu.
(Gênesis 39:20) - E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
(Gênesis 39:21) - O SENHOR, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.
(Gênesis 39:22) - E o carcereiro-mor entregou na mão de José todos os presos que estavam na casa do cárcere, e ele ordenava tudo o que se fazia ali.
(Gênesis 39:23) - E o carcereiro-mor não teve cuidado de nenhuma coisa que estava na mão dele, porquanto o SENHOR estava com ele, e tudo o que fazia o SENHOR prosperava.


Gênesis capitulo 40

(uma coisa chama muito a atenção na vida de José sua fidelidade e comunhão com Deus que abençoava todos os locais onde ele estivesse e não importava se era a casa de Potifar ou como no caso de agora o cárcere, prosperava por causa de sua presença ali, e estando ali ele interpreta os sonhos de dois súditos do rei corretamente e sendo que um morreu e o ou que viveu se esqueceu dele, mesmo ele tendo lhe pedido ajuda).

(Gênesis 40:1) - E ACONTECEU, depois destas coisas, que o copeiro do rei do Egito, e o seu padeiro, ofenderam o seu SENHOR, o rei do Egito.
(Gênesis 40:2) - E indignou-se Faraó muito contra os seus dois oficiais, contra o copeiro-mor e contra o padeiro-mor.
(Gênesis 40:3) - E entregou-os à prisão, na casa do capitão da guarda, na casa do cárcere, no lugar onde José estava preso.
(Gênesis 40:4) - E o capitão da guarda pô-los a cargo de José, para que os servisse; e estiveram muitos dias na prisão.
(Gênesis 40:5) - E ambos tiveram um sonho, cada um seu sonho, na mesma noite, cada um conforme a interpretação do seu sonho, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que estavam presos na casa do cárcere.
(Gênesis 40:6) - E veio José a eles pela manhã, e olhou para eles, e viu que estavam perturbados.
(Gênesis 40:7) - Então perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa de seu senhor, dizendo: Por que estão hoje tristes os vossos semblantes?
(Gênesis 40:8) - E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos.
(Gênesis 40:9) - Então contou o copeiro-mor o seu sonho a José, e disse-lhe: Eis que em meu sonho havia uma vide diante da minha face.
(Gênesis 40:10) - E na vide três sarmentos, e brotando ela, a sua flor saía, e os seus cachos amadureciam em uvas;
(Gênesis 40:11) - E o copo de Faraó estava na minha mão, e eu tomava as uvas, e as espremia no copo de Faraó, e dava o copo na mão de Faraó.
(Gênesis 40:12) - Então disse-lhe José: Esta é a sua interpretação: Os três sarmentos são três dias;
(Gênesis 40:13) - Dentro ainda de três dias Faraó levantará a tua cabeça, e te restaurará ao teu estado, e darás o copo de Faraó na sua mão, conforme o costume antigo, quando eras seu copeiro.
(Gênesis 40:14) - Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa;
(Gênesis 40:15) - Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova.
(Gênesis 40:16) - Vendo então o padeiro-mor que tinha interpretado bem, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos brancos estavam sobre a minha cabeça;
(Gênesis 40:17) - E no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, obra de padeiro; e as aves o comiam do cesto, de sobre a minha cabeça.
(Gênesis 40:18) - Então respondeu José, e disse: Esta é a sua interpretação: Os três cestos são três dias;
(Gênesis 40:19) - Dentro ainda de três dias Faraó tirará a tua cabeça e te pendurará num pau, e as aves comerão a tua carne de sobre ti.
(Gênesis 40:20) - E aconteceu ao terceiro dia, o dia do nascimento de Faraó, que fez um banquete a todos os seus servos; e levantou a cabeça do copeiro-mor, e a cabeça do padeiro-mor, no meio dos seus servos.
(Gênesis 40:21) - E fez tornar o copeiro-mor ao seu ofício de copeiro, e este deu o copo na mão de Faraó,
(Gênesis 40:22) - Mas ao padeiro-mor enforcou, como José havia interpretado.
(Gênesis 40:23) - O copeiro-mor, porém, não se lembrou de José, antes se esqueceu dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário