segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2° dia, leitura bíblica em 03 anos



Gênesis capítulo 03

(Este talvez seja um dos capítulos mais terríveis da bíblia para a história da humanidade. Nele vemos satanás usando a serpente para tentar a mulher e o homem e então eles cedem à tentação que se torna um pecado e cobra o seu preço, e o preço do pecado é a morte, por causa disto o homem se esconde de Deus, mente para ele é expulso do jardim e aquilo que era para ser tranqüilo se tornou algo cansativo, pois a partir de então o homem para comer precisara cultivar a terra e derramar suor nela, algo que antes não era necessário)

(Gênesis 3:1) - ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?
(Gênesis 3:2) - E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,
(Gênesis 3:3) - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
(Gênesis 3:4) - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
(Gênesis 3:5) - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
(Gênesis 3:6) - E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
(Gênesis 3:7) - Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
(Gênesis 3:8) - E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
(Gênesis 3:9) - E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
(Gênesis 3:10) - E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.
(Gênesis 3:11) - E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?
(Gênesis 3:12) - Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.
(Gênesis 3:13) - E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
(Gênesis 3:14) - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
(Gênesis 3:15) - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
(Gênesis 3:16) - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
(Gênesis 3:17) - E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
(Gênesis 3:18) - Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
(Gênesis 3:19) - No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.
(Gênesis 3:20) - E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.
(Gênesis 3:21) - E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
(Gênesis 3:22) - Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
(Gênesis 3:23) - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
(Gênesis 3:24) - E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

Gênesis capítulo 04

(Aqui vemos narrado o nascimento de Caim e Abel estando Adão e Eva fora do jardim, eles cresceram um foi criador de gado e outro lavrador e por causa disso vemos a história da recusa da oferta de Caim por parte de Deus e por causa mata seu irmão recebe condenação de Deus, segue seu caminho distante de sua família, na seqüência vemos a narração de sua descendência longe de seu pai, no finalzinho do capitulo a narração volta ao projeto de salvação de deus relatando o nascimento de Sete, filho de Adão e Eva).

(Gênesis 4:1) - E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
(Gênesis 4:2) - E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
(Gênesis 4:3) - E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
(Gênesis 4:4) - E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
(Gênesis 4:5) - Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
(Gênesis 4:6) - E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
(Gênesis 4:7) - Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
(Gênesis 4:8) - E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
(Gênesis 4:9) - E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
(Gênesis 4:10) - E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
(Gênesis 4:11) - E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
(Gênesis 4:12) - Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
(Gênesis 4:13) - Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
(Gênesis 4:14) - Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
(Gênesis 4:15) - O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
(Gênesis 4:16) - E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.
(Gênesis 4:17) - E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
(Gênesis 4:18) - E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
(Gênesis 4:19) - E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
(Gênesis 4:20) - E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
(Gênesis 4:21) - E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
(Gênesis 4:22) - E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.
(Gênesis 4:23) - E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar.
(Gênesis 4:24) - Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete.
(Gênesis 4:25) - E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
(Gênesis 4:26) - E a Sete também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então se começou a invocar o nome do SENHOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário