quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

11° dia, leitura bíblica em três anos.



11º dia
Gênesis capitulo 21

(eis que chega o tempo do filho da promessa nascer, Deus visita a Sara ela concebe e nasce Isaque isso quando Abraão era da idade de cem anos e Sara da idade de noventa anos. Mas como um erra sempre vive cobrando seu preço, quando isaque nasceu Ismael se ria, porque na cabeça dele quem herdaria a porção dobrada do primogênito seria ele, Sara vendo isso levou a situação Abraão e pediu que o menino fosse mandado embora e assim foi feito meio que a contra gosto de Abraão, no deserto novamente Deus cuida de Ismael e faz dele um grande guerreiro, no fim do capitulo vemos uma nova aliança entre Abraão e abimeleque, pois ele estava habitando na terra dos filisteus).

(Gênesis 21:1) - E O SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido.
(Gênesis 21:2) - E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.
(Gênesis 21:3) - E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.
(Gênesis 21:4) - E Abraão circuncidou o seu filho Isaque, quando era da idade de oito dias, como Deus lhe tinha ordenado.
(Gênesis 21:5) - E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.
(Gênesis 21:6) - E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo.
(Gênesis 21:7) - Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice.
(Gênesis 21:8) - E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.
(Gênesis 21:9) - E viu Sara que o filho de Agar, a egípcia, o qual tinha dado a Abraão, zombava.
(Gênesis 21:10) - E disse a Abraão: Ponha fora esta serva e o seu filho; porque o filho desta serva não herdará com Isaque, meu filho.
(Gênesis 21:11) - E pareceu esta palavra muito má aos olhos de Abraão, por causa de seu filho.
(Gênesis 21:12) - Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.
(Gênesis 21:13) - Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência.
(Gênesis 21:14) - Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
(Gênesis 21:15) - E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
(Gênesis 21:16) - E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
(Gênesis 21:17) - E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.
(Gênesis 21:18) - Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.
(Gênesis 21:19) - E abriu-lhe Deus os olhos, e viu um poço de água; e foi encher o odre de água, e deu de beber ao menino.
(Gênesis 21:20) - E era Deus com o menino, que cresceu; e habitou no deserto, e foi flecheiro.
(Gênesis 21:21) - E habitou no deserto de Parã; e sua mãe tomou-lhe mulher da terra do Egito.
(Gênesis 21:22) - E aconteceu naquele mesmo tempo que Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraão, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes;
(Gênesis 21:23) - Agora, pois, jura-me aqui por Deus, que não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste.
(Gênesis 21:24) - E disse Abraão: Eu jurarei.
(Gênesis 21:25) - Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força.
(Gênesis 21:26) - Então disse Abimeleque: Eu não sei quem fez isto; e também tu não mo fizeste saber, nem eu o ouvi senão hoje.
(Gênesis 21:27) - E tomou Abraão ovelhas e vacas, e deu-as a Abimeleque; e fizeram ambos uma aliança.
(Gênesis 21:28) - Pôs Abraão, porém, à parte sete cordeiras do rebanho.
(Gênesis 21:29) - E Abimeleque disse a Abraão: Para que estão aqui estas sete cordeiras, que puseste à parte?
(Gênesis 21:30) - E disse: Tomarás estas sete cordeiras de minha mão, para que sejam em testemunho que eu cavei este poço.
(Gênesis 21:31) - Por isso se chamou aquele lugar Berseba, porquanto ambos juraram ali.
(Gênesis 21:32) - Assim fizeram aliança em Berseba. Depois se levantou Abimeleque e Ficol, príncipe do seu exército, e tornaram-se para a terra dos filisteus.
(Gênesis 21:33) - E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno.
(Gênesis 21:34) - E peregrinou Abraão na terra dos filisteus muitos dias.

Gênesis capitulo 22

(este é um capitulo que humanamente seria muito difícil de compreendermos, pois nele Deus prova a de Abraão e sua dependência de Deus. Aqui vemos a narrativa de Deus pedindo seu filho Isaque em holocausto no monte moriá e Abraão não se recusa a ir, o moço também não desobedece em nada seu pai e no final vemos a mão de Deus providenciando um animal para o holocausto. No fim do capitulo vemos a genealogia de Naor e isto não esta ali por acaso, é uma preparação para mostrar a origem da mulher de isaque que veremos logo adiante).

(Gênesis 22:1) - E ACONTECEU depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
(Gênesis 22:2) - E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
(Gênesis 22:3) - Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
(Gênesis 22:4) - Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
(Gênesis 22:5) - E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
(Gênesis 22:6) - E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
(Gênesis 22:7) - Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
(Gênesis 22:8) - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
(Gênesis 22:9) - E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
(Gênesis 22:10) - E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
(Gênesis 22:11) - Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
(Gênesis 22:12) - Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
(Gênesis 22:13) - Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
(Gênesis 22:14) - E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
(Gênesis 22:15) - Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
(Gênesis 22:16) - E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,
(Gênesis 22:17) - Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;
(Gênesis 22:18) - E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
(Gênesis 22:19) - Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.
(Gênesis 22:20) - E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmão.
(Gênesis 22:21) - Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arã,
(Gênesis 22:22) - E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel.
(Gênesis 22:23) - E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão.
(Gênesis 22:24) - E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaã, Taás e Maaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário