terça-feira, 17 de janeiro de 2012

17° dia leitura bíblica em três anos.



17° dia
Gênesis capitulo 33

(eis que chega o temido encontro com seu irmão Esaú, que ao contrario de que ele havia imaginado é calmo e tranqüilo, pois seu irmão o recebe muito bem, depois do reencontro ele vai e se estabelece em sucote em seguida em siquém, onde compra terras e consagra aquele local, algo normal para os povos da aliança era consagrar tudo o que lhes pertencia a deus, temos muitos casos de altares erigidos para marcar algo importante na vida de cada um deles).

(Gênesis 33:1) - E LEVANTOU Jacó os seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então repartiu os filhos entre Lia, e Raquel, e as duas servas.
(Gênesis 33:2) - E pôs as servas e seus filhos na frente, e a Lia e seus filhos atrás; porém a Raquel e José os derradeiros.
(Gênesis 33:3) - E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão.
(Gênesis 33:4) - Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram.
(Gênesis 33:5) - Depois levantou os seus olhos, e viu as mulheres, e os meninos, e disse: Quem são estes contigo? E ele disse: Os filhos que Deus graciosamente tem dado a teu servo.
(Gênesis 33:6) - Então chegaram as servas; elas e os seus filhos, e inclinaram-se.
(Gênesis 33:7) - E chegou também Lia com seus filhos, e inclinaram-se; e depois chegou José e Raquel e inclinaram-se.
(Gênesis 33:8) - E disse Esaú: De que te serve todo este bando que tenho encontrado? E ele disse: Para achar graça aos olhos de meu senhor.
(Gênesis 33:9) - Mas Esaú disse: Eu tenho bastante, meu irmão; seja para ti o que tens.
(Gênesis 33:10) - Então disse Jacó: Não, se agora tenho achado graça em teus olhos, peço-te que tomes o meu presente da minha mão; porquanto tenho visto o teu rosto, como se tivesse visto o rosto de Deus, e tomaste contentamento em mim.
(Gênesis 33:11) - Toma, peço-te, a minha bênção, que te foi trazida; porque Deus graciosamente ma tem dado; e porque tenho de tudo. E instou com ele, até que a tomou.
(Gênesis 33:12) - E disse: Caminhemos, e andemos, e eu partirei adiante de ti.
(Gênesis 33:13) - Porém ele lhe disse: Meu senhor sabe que estes filhos são tenros, e que tenho comigo ovelhas e vacas de leite; se as afadigarem somente um dia, todo o rebanho morrerá.
(Gênesis 33:14) - Ora passe o meu senhor adiante de seu servo; e eu irei como guia pouco a pouco, conforme ao passo do gado que vai adiante de mim, e conforme ao passo dos meninos, até que chegue a meu senhor em Seir.
(Gênesis 33:15) - E Esaú disse: Permite então que eu deixe contigo alguns da minha gente. E ele disse: Para que é isso? Basta que ache graça aos olhos de meu senhor.
(Gênesis 33:16) - Assim voltou Esaú aquele dia pelo seu caminho a Seir.
(Gênesis 33:17) - Jacó, porém, partiu para Sucote e edificou para si uma casa; e fez cabanas para o seu gado; por isso chamou aquele lugar Sucote.
(Gênesis 33:18) - E chegou Jacó salvo à Salém, cidade de Siquém, que está na terra de Canaã, quando vinha de Padã-Arã; e armou a sua tenda diante da cidade.
(Gênesis 33:19) - E comprou uma parte do campo em que estendera a sua tenda, da mão dos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de dinheiro.
(Gênesis 33:20) - E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.

Gênesis capitulo 34

(aqui temos relatado o problema que Jacó teve com sua filha Diná que foi desrespeitada por um moço estrangeiro, mesmo ele querendo reparar o erro futuramente deixou os filhos de Jacó muito irritados coma situação. Para solucionar decidiram fazer uma proposta quês e todos os homens daquele lugar também fossem circuncidados eles dariam sua irmã em casamento ao rapaz, mas três dias depois do ato enquanto os homens da terra estavam debilitados dois dos filhos de Jacó foram e mataram todos eles).

(Gênesis 34:1) - E SAIU Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra.
(Gênesis 34:2) - E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a.
(Gênesis 34:3) - E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou a moça e falou afetuosamente à moça.
(Gênesis 34:4) - Falou também Siquém a Hamor, seu pai, dizendo: Toma-me esta moça por mulher.
(Gênesis 34:5) - Quando Jacó ouviu que Diná, sua filha, fora violada, estavam os seus filhos no campo com o gado; e calou-se Jacó até que viessem.
(Gênesis 34:6) - E saiu Hamor, pai de Siquém, a Jacó, para falar com ele.
(Gênesis 34:7) - E vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim.
(Gênesis 34:8) - Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher;
(Gênesis 34:9) - E aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas, e tomai as nossas filhas para vós;
(Gênesis 34:10) - E habitareis conosco; e a terra estará diante de vós; habitai e negociai nela, e tomai possessão nela.
(Gênesis 34:11) - E disse Siquém ao pai dela, e aos irmãos dela: Ache eu graça em vossos olhos, e darei o que me disserdes;
(Gênesis 34:12) - Aumentai muito sobre mim o dote e a dádiva e darei o que me disserdes; dai-me somente a moça por mulher.
(Gênesis 34:13) - Então responderam os filhos de Jacó a Siquém e a Hamor, seu pai, enganosamente, e falaram, porquanto havia violado a Diná, sua irmã.
(Gênesis 34:14) - E disseram-lhe: Não podemos fazer isso, dar a nossa irmã a um homem não circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós;
(Gênesis 34:15) - Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós; que se circuncide todo o homem entre vós;
(Gênesis 34:16) - Então dar-vos-emos as nossas filhas, e tomaremos nós as vossas filhas, e habitaremos convosco, e seremos um povo;
(Gênesis 34:17) - Mas se não nos ouvirdes, e não vos circuncidardes, tomaremos a nossa filha e ir-nos-emos.
(Gênesis 34:18) - E suas palavras foram boas aos olhos de Hamor, e aos olhos de Siquém, filho de Hamor.
(Gênesis 34:19) - E não tardou o jovem em fazer isto; porque a filha de Jacó lhe contentava; e ele era o mais honrado de toda a casa de seu pai.
(Gênesis 34:20) - Veio, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua cidade, e falaram aos homens da sua cidade, dizendo:
(Gênesis 34:21) - Estes homens são pacíficos conosco; portanto habitarão nesta terra, e negociarão nela; eis que a terra é larga de espaço para eles; tomaremos nós as suas filhas por mulheres, e lhes daremos as nossas filhas.
(Gênesis 34:22) - Nisto, porém, consentirão aqueles homens, em habitar conosco, para que sejamos um povo, se todo o homem entre nós se circuncidar, como eles são circuncidados.
(Gênesis 34:23) - E seu gado, as suas possessões, e todos os seus animais não serão nossos? Consintamos somente com eles e habitarão conosco.
(Gênesis 34:24) - E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os que saíam da porta da cidade; e foi circuncidado todo o homem, de todos os que saíam pela porta da sua cidade.
(Gênesis 34:25) - E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens.
(Gênesis 34:26) - Mataram também ao fio da espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram a Diná da casa de Siquém, e saíram.
(Gênesis 34:27) - Vieram os filhos de Jacó aos mortos e saquearam a cidade; porquanto violaram a sua irmã.
(Gênesis 34:28) - As suas ovelhas, e as suas vacas, e os seus jumentos, e o que havia na cidade e no campo, tomaram.
(Gênesis 34:29) - E todos os seus bens, e todos os seus meninos, e as suas mulheres, levaram presos, e saquearam tudo o que havia em casa.
(Gênesis 34:30) - Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa.
(Gênesis 34:31) - E eles disseram: Devia ele tratar a nossa irmã como a uma prostituta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário