sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

6º dia, leitura bíblica em 03 anos


dia
Gênesis capitulo 11

(O capitulo inicia falando que toda a terra tinha uma mesma e aquilo que era para ser um motivo de unidade acabou virando um motivo de desobediência, pois eles usaram a mesma língua para construir uma torre que na visão deles ia chegar ate o céu e que, portanto os deixaria iguais a Deus. Neste momento Deus intervém confunde a língua quando um pedia uma coisa outro mandava outra e assim a torre não foi adiante e Deus os espalhou por toda a face da terra para obedecerem o que ele havia lhes ordenado. Na seqüência do capitulo vemos a genealogia de Sem que é o pai dos povos eleitos de Deus, tanto que no final do capitulo vemos menções a Abrão, o que um dia seria chamado pai da ).

(Gênesis 11:1) - E ERA toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
(Gênesis 11:2) - E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
(Gênesis 11:3) - E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
(Gênesis 11:4) - E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
(Gênesis 11:5) - Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
(Gênesis 11:6) - E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
(Gênesis 11:7) - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
(Gênesis 11:8) - Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
(Gênesis 11:9) - Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
(Gênesis 11:10) - Estas são as gerações de Sem: Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio.
(Gênesis 11:11) - E viveu Sem, depois que gerou a Arfaxade, quinhentos anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:12) - E viveu Arfaxade trinta e cinco anos, e gerou a Selá.
(Gênesis 11:13) - E viveu Arfaxade depois que gerou a Selá, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:14) - E viveu Selá trinta anos, e gerou a Éber;
(Gênesis 11:15) - E viveu Selá, depois que gerou a Éber, quatrocentos e três anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:16) - E viveu Éber trinta e quatro anos, e gerou a Pelegue.
(Gênesis 11:17) - E viveu Éber, depois que gerou a Pelegue, quatrocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:18) - E viveu Pelegue trinta anos, e gerou a Reú.
(Gênesis 11:19) - E viveu Pelegue, depois que gerou a Reú, duzentos e nove anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:20) - E viveu Reú trinta e dois anos, e gerou a Serugue.
(Gênesis 11:21) - E viveu Reú, depois que gerou a Serugue, duzentos e sete anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:22) - E viveu Serugue trinta anos, e gerou a Naor.
(Gênesis 11:23) - E viveu Serugue, depois que gerou a Naor, duzentos anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:24) - E viveu Naor vinte e nove anos, e gerou a Terá.
(Gênesis 11:25) - E viveu Naor, depois que gerou a Terá, cento e dezenove anos, e gerou filhos e filhas.
(Gênesis 11:26) - E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
(Gênesis 11:27) - E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.
(Gênesis 11:28) - E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.
(Gênesis 11:29) - E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.
(Gênesis 11:30) - E Sarai foi estéril, não tinha filhos.
(Gênesis 11:31) - E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.
(Gênesis 11:32) - E foram os dias de Terá duzentos e cinco anos, e morreu Terá em Harã.

Gênesis capitulo 12

(Este é um grande ponto para a história de salvação de Deus, pois aqui terminam os relatos iniciais da bíblia e agora partimos para o momento em que Deus chama Abrão aos setenta e cinco anos de idade para fazer dele uma grande, geração eleita e nação santa de Deus. Deus quer fazer um povo para chamar de seu e que seja um povo diferente dos outros da terra, serão pessoas que viverão na direção e dependência dele. Abrão sai da sua terra levando consigo sua mulher seus bens e seu sobrinho que iria lhe causar muitos transtornos futuros. Quando ele avista a terra Deus lhe diz que ela serra de sua geração para sempre, o capitulo termina com a ida de Abrão para o Egito por causa de grande fome na terra e estando por ele ter dito que Sarai era sua irmã e o faraó tendo a tomado por esposa veio uma terrível praga sobre eles, e por fim eles recebem muitos bens para deixarem a terra do Egito).

(Gênesis 12:1) - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
(Gênesis 12:2) - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
(Gênesis 12:3) - E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
(Gênesis 12:4) - Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
(Gênesis 12:5) - E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
(Gênesis 12:6) - E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
(Gênesis 12:7) - E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera.
(Gênesis 12:8) - E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR, e invocou o nome do SENHOR.
(Gênesis 12:9) - Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul.
(Gênesis 12:10) - E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.
(Gênesis 12:11) - E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;
(Gênesis 12:12) - E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida.
(Gênesis 12:13) - Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
(Gênesis 12:14) - E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.
(Gênesis 12:15) - E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
(Gênesis 12:16) - E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.
(Gênesis 12:17) - Feriu, porém, o SENHOR a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
(Gênesis 12:18) - Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?
(Gênesis 12:19) - Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
(Gênesis 12:20) - E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário