domingo, 8 de janeiro de 2012

8° dia, leitura bíblica em 03 anos



08° dia
Gênesis capitulo 15

(neste capitulo vemos claramente Deus renovando suas promessa a Abrão, consolando o seu coração para confiar nele, e por ele confiar e crer plenamente no Senhor tudo aquilo que Deus lhe havia prometido foi lhe imputado por justiça. Então Deus disse que faria uma aliança com ele e para celebrar esta aliança foram feitas algumas e quando Deus consumiu as ofertas de Abrão e lhe falou sobre tempos futuros onde o povo seria peregrino em terra estrangeira, mas que depois de quatrocentos voltaria a sua terra, isso já era um recado do que ocorreria com o povo de Deus no Egito)


(Gênesis 15:1) - DEPOIS destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
(Gênesis 15:2) - Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
(Gênesis 15:3) - Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
(Gênesis 15:4) - E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
(Gênesis 15:5) - Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
(Gênesis 15:6) - E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.
(Gênesis 15:7) - Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la.
(Gênesis 15:8) - E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?
(Gênesis 15:9) - E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.
(Gênesis 15:10) - E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.
(Gênesis 15:11) - E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.
(Gênesis 15:12) - E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele.
(Gênesis 15:13) - Então disse a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
(Gênesis 15:14) - Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
(Gênesis 15:15) - E tu irás a teus pais em paz; em boa velhice serás sepultado.
(Gênesis 15:16) - E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia.
(Gênesis 15:17) - E sucedeu que, posto o sol, houve escuridão, e eis um forno de fumaça, e uma tocha de fogo, que passou por aquelas metades.
(Gênesis 15:18) - Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
(Gênesis 15:19) - E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu,
(Gênesis 15:20) - E o heteu, e o perizeu, e os refains,
(Gênesis 15:21) - E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.

Gênesis, capitulo 16

(neste capitulo começamos a ver a história de Sarai mulher de Abrão que era estéril e tendo já se passado dez anos desde que eles haviam saído da casa de sua parentela Abrão ainda não tinha filhos e então eis que Sarai tem uma idéia para dar um filho a Abrão seu marido, resolve lhe dar sua Serva Agar para que ela concebesse e lhe desse um filho, mas como já era de se esperar isso não deu muito certo, pois quando a serva percebeu que iria ter um filho e sua senhora era estéril ela começou a ridicularizar sua senhora. Quando isso começou a ocorrer Sarai foi a Abrão e pediu uma providencia ele a atendeu e disse que fizesse o que achasse correto com a serva, Sarai começou a maltratar tanto que ela fugiu de sua presença e durante sua fuga no deserto o anjo do Senhor vai ate ela e lhe entrega uma promessa a seu filho que se chamaria Ismael e que também dele sairia um nação feroz e guerreira, ele é pai dos árabes modernos).

(Gênesis 16:1) - ORA Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
(Gênesis 16:2) - E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
(Gênesis 16:3) - Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
(Gênesis 16:4) - E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
(Gênesis 16:5) - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
(Gênesis 16:6) - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
(Gênesis 16:7) - E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
(Gênesis 16:8) - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
(Gênesis 16:9) - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
(Gênesis 16:10) - Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
(Gênesis 16:11) - Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
(Gênesis 16:12) - E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
(Gênesis 16:13) - E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
(Gênesis 16:14) - Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
(Gênesis 16:15) - E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
(Gênesis 16:16) - E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário