quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

18° dia leitura bíblica em três anos



18° dia
Gênesis capitulo 35

(o capitulo inicia com o mandado de ir adorar a Deus em Betel, então Israel, parte com toda sua família se libertando antes dosa deuses estranho que habitavam em seu meio, neste tempo morreu uma das, mas das mulheres de Israel. Quando ele chega e começa adorar a Deus as promessas de seus antepassados são renovadas nele, no retorno nasce o seu caçula Benjamim e no parto dele morre Raquel a esposa que ele tanto amava, depois de sepultá-la ele segue viajem. Vemos também relatado o pecado de Ruben e isto será um problema na frente, como veremos futuramente, agora Israel tem os doze filhos que darão origem as tribos, o capitulo termina com a morte de seu pai Isaque aos 180 anos).

(Gênesis 35:1) - DEPOIS disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão.
(Gênesis 35:2) - Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
(Gênesis 35:3) - E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.
(Gênesis 35:4) - Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.
(Gênesis 35:5) - E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.
(Gênesis 35:6) - Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia.
(Gênesis 35:7) - E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão.
(Gênesis 35:8) - E morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Alom-Bacute.
(Gênesis 35:9) - E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o.
(Gênesis 35:10) - E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.
(Gênesis 35:11) - Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;
(Gênesis 35:12) - E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra.
(Gênesis 35:13) - E Deus subiu dele, do lugar onde falara com ele.
(Gênesis 35:14) - E Jacó pôs uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra; e derramou sobre ela uma libação, e deitou sobre ela azeite.
(Gênesis 35:15) - E chamou Jacó aquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel.
(Gênesis 35:16) - E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto.
(Gênesis 35:17) - E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
(Gênesis 35:18) - E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.
(Gênesis 35:19) - Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém.
(Gênesis 35:20) - E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura; esta é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.
(Gênesis 35:21) - Então partiu Israel, e estendeu a sua tenda além de Migdal Eder.
(Gênesis 35:22) - E aconteceu que, habitando Israel naquela terra, foi Rúben e deitou-se com Bila, concubina de seu pai; e Israel o soube. E eram doze os filhos de Jacó.
(Gênesis 35:23) - Os filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, depois Simeão e Levi, e Judá, e Issacar e Zebulom;
(Gênesis 35:24) - Os filhos de Raquel: José e Benjamim;
(Gênesis 35:25) - E os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali;
(Gênesis 35:26) - E os filhos de Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.
(Gênesis 35:27) - E Jacó veio a seu pai Isaque, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão e Isaque.
(Gênesis 35:28) - E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos.
(Gênesis 35:29) - E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido ao seu povo, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.

Gênesis capítulo 36

(todo este capítulo vai falar sobre Esaú seus descendentes, suas posses e como no futuro ele deixou o irmão na terra de suas peregrinações e foi com tudo o que possuía para outros lugares, pois os dois eram muito poderosos e não havia espaço para os dois ali, aqui vemos a Genealogia de Esaú bem descrita).

(Gênesis 36:1) - E ESTAS são as gerações de Esaú (que é Edom).
(Gênesis 36:2) - Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã; a Ada, filha de Elom, heteu, e a Aolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu.
(Gênesis 36:3) - E a Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote.
(Gênesis 36:4) - E Ada teve de Esaú a Elifaz; e Basemate teve a Reuel;
(Gênesis 36:5) - E Aolibama deu à luz a Jeús, Jalão e Coré; estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã.
(Gênesis 36:6) - E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi para outra terra apartando-se de Jacó, seu irmão;
(Gênesis 36:7) - Porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado.
(Gênesis 36:8) - Portanto Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom.
(Gênesis 36:9) - Estas, pois, são as gerações de Esaú, pai dos edomeus, na montanha de Seir.
(Gênesis 36:10) - Estes são os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú.
(Gênesis 36:11) - E os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz.
(Gênesis 36:12) - E Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. Estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú.
(Gênesis 36:13) - E estes foram os filhos de Reuel: Naate, Zerá, Samá e Mizá; estes foram os filhos de Basemate, mulher de Esaú.
(Gênesis 36:14) - E estes foram os filhos de Aolibama, mulher de Esaú, filha de Aná, filho de Zibeão; ela teve de Esaú: Jeús, Jalão e Coré.
(Gênesis 36:15) - Estes são os príncipes dos filhos de Esaú: os filhos de Elifaz, o primogênito de Esaú, o príncipe Temã, o príncipe Omar, o príncipe Zefô, o príncipe Quenaz.
(Gênesis 36:16) - O príncipe Coré, o príncipe Gaetã, o príncipe Amaleque; estes são os príncipes de Elifaz na terra de Edom; estes são os filhos de Ada.
(Gênesis 36:17) - E estes são os filhos de Reuel, filhos de Esaú: o príncipe Naate, o príncipe Zerá, o príncipe Samá, o príncipe Mizá; estes são os príncipes de Reuel, na terra de Edom; estes são os filhos de Basemate, mulher de Esaú.
(Gênesis 36:18) - E estes são os filhos de Aolibama, mulher de Esaú: o príncipe Jeús, o príncipe Jalão, o príncipe Coré; estes são os príncipes de Aolibama, filha de Aná, mulher de Esaú.
(Gênesis 36:19) - Estes são os filhos de Esaú, e estes são seus príncipes: Ele é Edom.
(Gênesis 36:20) - Estes são os filhos de Seir, horeu, moradores daquela terra: Lotã, Sobal, Zibeão e Aná,
(Gênesis 36:21) - Disom, Eser e Disã; estes são os príncipes dos horeus, filhos de Seir, na terra de Edom.
(Gênesis 36:22) - E os filhos de Lotã foram Hori e Homã; e a irmã de Lotã era Timna.
(Gênesis 36:23) - Estes são os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã.
(Gênesis 36:24) - E estes são os filhos de Zibeão: Aiá e Aná; este é o Aná que achou as fontes termais no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai.
(Gênesis 36:25) - E estes são os filhos de Aná: Disom e Aolibama, a filha de Aná.
(Gênesis 36:26) - E estes são os filhos de Disã: Hendã, Esbã, Itrã e Querã.
(Gênesis 36:27) - Estes são os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Acã.
(Gênesis 36:28) - Estes são os filhos de Disã: Uz e Arã.
(Gênesis 36:29) - Estes são os príncipes dos horeus: o príncipe Lotã, o príncipe Sobal, o príncipe Zibeão, o príncipe Aná.
(Gênesis 36:30) - O príncipe Disom, o príncipe Eser, o príncipe Disã: estes são os príncipes dos horeus segundo os seus principados na terra de Seir.
(Gênesis 36:31) - E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei algum sobre os filhos de Israel.
(Gênesis 36:32) - Reinou, pois, em Edom Bela, filho de Beor, e o nome da sua cidade foi Dinabá.
(Gênesis 36:33) - E morreu Bela; e Jobabe, filho de Zerá, de Bozra, reinou em seu lugar.
(Gênesis 36:34) - E morreu Jobabe; e Husão, da terra dos temanitas, reinou em seu lugar.
(Gênesis 36:35) - E morreu Husão, e em seu lugar reinou Hadade, filho de Bedade, o que feriu a Midiã, no campo de Moabe; e o nome da sua cidade foi Avite.
(Gênesis 36:36) - E morreu Hadade; e Samlá de Masreca reinou em seu lugar.
(Gênesis 36:37) - E morreu Samlá; e Saul de Reobote, junto ao rio, reinou em seu lugar.
(Gênesis 36:38) - E morreu Saul; e Baal-Hanã, filho de Acbor, reinou em seu lugar.
(Gênesis 36:39) - E morreu Baal-Hanã, filho de Acbor; e Hadar reinou em seu lugar, e o nome de sua cidade foi Pau; e o nome de sua mulher foi Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe.
(Gênesis 36:40) - E estes são os nomes dos príncipes de Esaú, segundo as suas gerações, segundo os seus lugares, com os seus nomes: o príncipe Timna, o príncipe Alva, o príncipe Jetete,
(Gênesis 36:41) - O príncipe Aolibama, o príncipe Ela, o príncipe Pinom,
(Gênesis 36:42) - O príncipe Quenaz, o príncipe Temã, o príncipe Mibzar,
(Gênesis 36:43) - O príncipe Magdiel, o príncipe Irã: estes são os príncipes de Edom, segundo as suas habitações, na terra da sua possessão. Este é Esaú, pai de Edom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário