sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

13° dia, leitura bíblica em três anos.



13º dia
Gênesis capitulo 25

(no início deste capitulo vemos algo muito interessante onde nos mostra que Abraão teve outra esposa depois que Sara morreu, mas não deixou nada de seus bens para os filhos delas, tudo o que ele tinha ele deixou para Isaque o filho da promessa e antes de morrer mandou Quetura e seus filhos para longe de Isaque e depois disso ele morreu com 175 anos. Em seguida vemos uma breve narrativa sobre Ismael, com sua genealogia e descobrimos que ele faleceu com 137 anos, esta será uma das poucas menções sobre ele em toda a bíblia, porque apesar de ser filho de Abraão ele não tinha sobre si a promessa de Deus. Quando começamos a ver novamente a história de isaque vemos a narrativa do nascimento de Esaú e Jacó onde um saiu pegado ao do outro, seu nome indica isso. O capitulo termina com uma cena muito conhecida entre Esaú e Jacó onde Esaú exausto do trabalho vende o seu direito de primogenitura por um prato de lentilhas (ou guisado como trazem algumas traduções)).

(Gênesis 25:1) - E ABRAÃO tomou outra mulher; e o seu nome era Quetura;
(Gênesis 25:2) - E deu-lhe à luz Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá.
(Gênesis 25:3) - E Jocsã gerou Seba e Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim.
(Gênesis 25:4) - E os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Estes todos foram filhos de Quetura.
(Gênesis 25:5) - Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque;
(Gênesis 25:6) - Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, enviando-os ao oriente, para a terra oriental.
(Gênesis 25:7) - Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.
(Gênesis 25:8) - E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;
(Gênesis 25:9) - E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,
(Gênesis 25:10) - O campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.
(Gênesis 25:11) - E aconteceu depois da morte de Abraão, que Deus abençoou a Isaque seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Beer-Laai-Rói.
(Gênesis 25:12) - Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.
(Gênesis 25:13) - E estes são os nomes dos filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo as suas gerações: O primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, Adbeel e Mibsão,
(Gênesis 25:14) - Misma, Dumá, Massá,
(Gênesis 25:15) - Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.
(Gênesis 25:16) - Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.
(Gênesis 25:17) - E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos, e ele expirou e, morrendo, foi congregado ao seu povo.
(Gênesis 25:18) - E habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai para a Assíria; e fez o seu assento diante da face de todos os seus irmãos.
(Gênesis 25:19) - E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;
(Gênesis 25:20) - E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu.
(Gênesis 25:21) - E Isaque orou insistentemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu.
(Gênesis 25:22) - E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao SENHOR.
(Gênesis 25:23) - E o SENHOR lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
(Gênesis 25:24) - E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
(Gênesis 25:25) - E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
(Gênesis 25:26) - E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
(Gênesis 25:27) - E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas.
(Gênesis 25:28) - E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó.
(Gênesis 25:29) - E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado;
(Gênesis 25:30) - E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom.
(Gênesis 25:31) - Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura.
(Gênesis 25:32) - E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?
(Gênesis 25:33) - Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó.
(Gênesis 25:34) - E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

Gênesis capitulo 26

(neste capitulo vemos agora Isaque em terra estrangeira passando por um período de terrível seca onde Deus lhe diz para não ir ao Egito mas permanecer ali que ele o garantiria, e em meio a contendas com o povo em que ele habitava no meio deles vemos ele semeando em terra seca e ela produzindo cem medidas por causa da benção do Senhor e como Deus o abençoava muito ele se tornou tão grande que foi obrigado a se retirar do meio do povo onde ele habitava, pois ele havia se tornado maior que eles).

(Gênesis 26:1) - E HAVIA fome na terra, além da primeira fome, que foi nos dias de Abraão; por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar.
(Gênesis 26:2) - E apareceu-lhe o SENHOR, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
(Gênesis 26:3) - Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
(Gênesis 26:4) - E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
(Gênesis 26:5) - Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
(Gênesis 26:6) - Assim habitou Isaque em Gerar.
(Gênesis 26:7) - E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.
(Gênesis 26:8) - E aconteceu que, como ele esteve ali muito tempo, Abimeleque, rei dos filisteus, olhou por uma janela, e viu, e eis que Isaque estava brincando com Rebeca sua mulher.
(Gênesis 26:9) - Então chamou Abimeleque a Isaque, e disse: Eis que na verdade é tua mulher; como pois disseste: É minha irmã? E disse-lhe Isaque: Porque eu dizia: Para que eu porventura não morra por causa dela.
(Gênesis 26:10) - E disse Abimeleque: Que é isto que nos fizeste? Facilmente se teria deitado alguém deste povo com a tua mulher, e tu terias trazido sobre nós um delito.
(Gênesis 26:11) - E mandou Abimeleque a todo o povo, dizendo: Qualquer que tocar neste homem ou em sua mulher, certamente morrerá.
(Gênesis 26:12) - E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
(Gênesis 26:13) - E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
(Gênesis 26:14) - E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.
(Gênesis 26:15) - E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
(Gênesis 26:16) - Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós.
(Gênesis 26:17) - Então Isaque partiu dali e fez o seu acampamento no vale de Gerar, e habitou lá.
(Gênesis 26:18) - E tornou Isaque e cavou os poços de água que cavaram nos dias de Abraão seu pai, e que os filisteus entulharam depois da morte de Abraão, e chamou-os pelos nomes que os chamara seu pai.
(Gênesis 26:19) - Cavaram, pois, os servos de Isaque naquele vale, e acharam ali um poço de águas vivas.
(Gênesis 26:20) - E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário